"A Natureza nos fala, é preciso saber ouvir: conscientize-se!"

Química


Os agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, que visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
O comportamento do agrotóxico no ambiente é bastante complexo, possui grande potencial de atingir o solo e as águas. Os comportamentos de um agrotóxico depois de aplicado deve se considerar a influência dos agentes que atuam provocando seu deslocamento físico e sua transformação química e biológica, podendo modificar seus processos, inclusive com a formação de subprodutos com propriedades absolutamente distintas do produto inicial e cujos danos à saúde ou ao meio ambiente também são diferenciados.
(Química)






Química e o Meio Ambiente



A química e o Meio Ambiente sempre estiveram juntos, uma relação que tem dois lados: o positivo e o negativo.
Ao longo dos anos, a população sempre foi o maior causador do lado negativo da química no meio ambiente, entre elas:
  • Poluição do ar, água e solo;
  • Aquecimento global;
  • Bombas Nucleares;
  • Agrotóxicos mal utilizados.

Mas, também, a química tem o seu lado positivo nesse tempo, como:
·         Descobertas e desenvolvimentos de remédios;
·         Bom uso dos recursos naturais para o consumo humano;
·         Produção de novos métodos de produtos não renováveis;
·         Desenvolvimentos de materiais não poluentes.

Muitas pessoas só veem o lado negativo da química, mas quem faz mau uso dela somos nós mesmos . Devemos nos conscientizar e utilizar a Química sempre ao nosso favor e a favor da Natureza.



Poluição atmosférica e suas consequências

A poluição atmosférica vem aumentando ao longo dos anos, sejam elas por fabricas ou por nossas ações.
Os contaminantes mais comuns laçados no ar são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, e o ozônio.
A poluição acontece quando lançamos substancias químicas ou toxicas no ar .

Os poluentes podem se dividido em duas categorias, primaria e secundaria.

- Poluentes primários: aqueles diretamente emitidos pelas fontes;
- Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.
As causas dessa poluição podem afetar tanto a natureza como a nossa própria saúde.
Os impactos ambientais podem ser local, regional o global, isso já depende do tipo de poluição causada, Ex: Efeito estufa; Redução da camada de ozono; Chuvas ácidas.
Já os impactos negativos a saúde, também depende do nível de poluição, assim como dos poluentes envolvidos. Os problemas com maior expressão são ao nível do sistema respiratório e cardiovascular.


GARIMPO
Garimpo é o nome dado para a extração de minérios (ouro, diamantes), muitas vezes utilizando-se de baixos recursos, equipamentos rústicos.
Essa exploração é muitas vezes feita sem nenhum planejamento, e com técnicas prejudiciais ao meio ambiente.
O maior risco é o uso de mercúrio na exploração, podendo causar danos tanto para os rios e lenções freáticos, como na saúde humana.

A contaminação ocorre por meio do mercúrio vaporizado durante a queima da amálgama, para a separação do ouro são altamente prejudiciais á vida e por meio da contaminação da água.


RELATÓRIO DO FILME
Título: Wall-E
Objetivo: Conscientização e preservação do meio ambiente.
Introdução: O filme conta a história de um robô, que ficou na terra durante 700 anos limpando-a, até a chegada de um robô sonda atualizado (Eva), que veio com o objetivo de procurar exemplares de vegetais, animais ou alguma vida na terra, enviado por uma nave, cuja foi mandada para o espaço devido a limpeza imediata da terra, que duraria apenas 5 anos, mas devido a alta contaminação do solo, ficaram aproximadamente de 700 anos. Após a chegada de Eva, que ficou dias na terra, a procura de algum ser vivo. Durante esse tempo Wall-E se apaixona por Eva, que após dias de procura, acha oque queria, voltando para o espaço, com a grande noticia. Wall-E consegue ir para o espaço agarrado a uma nave. Ao chegar lá ele faz “amizades”, porém não é bem vindo pelos robôs atualizados. Eva ao levar a planta para o comandante, que abre o compartimento onde deveria estar a planta, mas não acha nada, onde é considerada uma sonda com defeito e mandada para o concerto, Wall-E vai atrás e se mete em uma “enrascada”, onde solta todos os robôs com defeito, então Eva e Wall-E se tornam procurados. Eles saem a procura da planta pela nave, onde eles acabam em um lugar onde o lixo é descartado, Wall-E é amassado e Eva consegue resgatar ambos, subindo para a piscina após um recado do comandante que era lá que eles haveria de colocar a planta, porém o piloto automático tenta impedi-los, pois tem ordens de não levar a nave de volta para a terra, mas Wall-E e Eva conseguem colocar a planta no compartimento, que iniciaria a operação “de volta para a terra”, porém nesse processo Wall-E fica gravemente quebrado, e quebra sua placa. Então a nave volta para a terra, onde Eva vai atrás das peças para repor suas peças, e ao trocar a placa mãe, ele perde a memória voltando para o modo manual dele, tirando todas as esperanças de Eva, que tenta de todas as maneiras retomar as lembranças dele, mas no último momento ela toca sua “mão” e da um “beijo” de despedida nele, que gera grandes lembranças, retomando o antigo Wall-E. Nos créditos finais do filme mostra como eles conseguiram retomar a vida e a natureza na terra pouco a pouco.
Material: Filme
Discussão: O filme nos leva a pensar a que ponto o ser humano foi capaz de chegar, tornando a terra inabitável para continuar uma civilização. E que mesmo ao longo de 700 anos, com robôs trabalhando incansavelmente a terra ainda seria inabitável.
Conclusão: O filme mostra que nossas ações de hoje, estão prejudicando um futuro bem próximo, e que devemos mudar nossas atitudes em relação ao meio ambiente.
Referência: Pixer

Grupo de Química: Bruna, Celso, Gabrieli B, Felipe, Karolayne, Milena.



ENERGIA NUCLEAR

Utilização da energia nuclear:

Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o urânio e o Tório, dois mineiros radioativos, embora o urânio seja o mais utilizado e conhecido. O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto.
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atómico de um elemento, podendo transformar-se em outros elementos. Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atómico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual pelo menos dois núcleos atómicos unem-se para formar um novo núcleo.
O grande objetivo das centrais nucleares é controlar as reações nucleares em cadeia de modo a que a energia seja libertada de forma gradual sob a forma de calor.
Uma central nuclear pode conter vários reatores. Atualmente apenas os reatores nucleares de fissão são empregados para a produção de energia comercial, porém os reatores nucleares de fusão já estão a ser testados em fase experimental.
Em comparação com a geração hidroelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis.

Vantagens:

·         É uma fonte mais concentrada na geração de energia. Uma pequena quantidade de urânio pode abastecer uma cidade  inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso.

·         Não causa nenhum efeito de estufa ou chuvas ácidas.

·         É uma fonte de energia segura, pois o número de acidentes ocorridos até à data é extremamente reduzido.

·         Esta energia pode ser vista como uma possível fuga ao elevado consumo e dependência do petróleo.


Desvantagens:

·         Ser uma energia não renovável, torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotará futuramente.


·         O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou técnica poderá causar uma catástrofe sem retorno. Apesar de atualmente existirem sistemas de segurança elevada, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas (humanas ou técnicas) aconteçam.




Poluição das águas

A água é um bem muito importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta. Infelizmente, ao longo dos séculos, as atividades humanas vêm poluindo esse bem tão precioso para nós.
Entre os três principais tipos de poluição (das águas, solo e do ar), a poluição das águas é a mais preocupante, tendo em vista a necessidade imprescindível que nós temos de água.  A quantidade de água doce disponível para todas as atividades humanas em termos mundiais é pequena, pois apenas cerca de 0,3% de toda a água existente em nosso planeta constitui-se como água doce facilmente utilizável. Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens, causas e também das consequências.


·        Poluições Biológicas das águas

Ocorre quando os corpos de águas possuem micro-organismos patogênicos, como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos, principalmente de esgotos domésticos e industriais. Eles podem ser lançados diretamente na água ou podem infiltrar-se nos solos, atingindo águas de poços ou de nascentes. As consequências desse tipo de contaminação são os vários tipos de doenças que podem ser transmitidas aos humanos e animas, tais como febre tifoide, cólera, salmonelose, leptospirose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Para combater esse tipo de poluição, pode-se ferver a água, ou usar produtos químicos, como o hipoclorito de sódio e cal viva.

Esgotos industriais sem tratamento sendo lançados em rios
·         Poluição Térmica das águas

Ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas. Outros exemplos são as águas usadas em Usinas Nucleares, a energia nessas usinas é produzida porque a reação de fissão nuclear libera calor que faz a água ferver, gerando vapor que aciona a turbina geradora e produz eletricidade. Esse vapor vai para condensadores, onde retorna para o estado líquido. A água quente que fica dentro das torres de resfriamento retorna para o rio, lago ou mar. A água quente diminui a solubilidade do gás oxigênio na água, o que provoca a morte de muitos peixes e outros animais aquáticos. O aumento da temperatura da água também acelera reações de outros poluentes, se já estiverem presentes na água, e afeta o ciclo de reprodução de algumas espécies. Esse tipo de poluição tem pouco efeito sobre a potabilidade da água.
Poluição térmica da água causada por usinas nucleares

.       Poluição Química das águas

Ocorre por produtos químicos nocivos e indesejáveis, sendo essa a mais problemática de todas as poluições das águas que estamos citando, pois seus efeitos podem ser sutis e demorar muito tempo para serem percebidos. Entre os principais poluentes químicos estão os fertilizantes agrícolas, sendo que esse tipo de poluição e as suas consequências, Outros poluentes são compostos sintéticos, como plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares. Há também os derramamentos de petróleo por acidentes de navios que transportam esse combustível ou mesmo no momento da perfuração e extração, pois as jazidas petrolíferas ficam, a maioria, no fundo do mar. Além disso, o descarte de compostos inorgânicos e minerais, como os metais pesados, podem causar intoxicações, deformações e morte.
 Os tumores que cresceram em uma tartaruga-verde foram causados por pesticidas e poluição

.     Poluição Sedimentar das águas

Ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos. Isso é resultado, por exemplo, da acumulação de lixos e detritos que possuem poluentes químicos e biológicos que impedem a entrada de luminosidade nos recursos hídricos, o que dificulta a fotossíntese realizada pelas algas e a visualização da comida pelos animais aquáticos. Esse tipo de poluição corresponde atualmente à maior massa de poluentes e gera a maior quantidade de poluições.
 Água poluída por poluição sedimentar

.     Poluição Radioativa das águas

Ocorre por meio dos resíduos radioativos lançados no ar e no solo por experiências nucleares, lixos atômicos gerados em usinas nucleares e em hospitais.Poluição radioativa de águas





Seca no nordeste
Há bastante tempo a região do nordeste vem sofrendo com as secas prolongadas. Elas são causadas por ventos que não conseguem trazer a umidade que causam as chuvas para a região e pelo o fato de não haver lagos e nem rios volumosos. Alguns especialistas relaciona o fato com o fenômeno do El Niño. 
A região recebe pouca chuva principalmente entre os meses de abril e maio, chegando entre 500 e 800 milímetros por ano.
Desde 2013 o nordeste vem sofrendo, mas no final para o começo de 2014 houve uma melhora considerável. Mas o problema maior é a falta de água nos reservatórios e a pouca chuva que teve não foi capaz de captar a água.

 (Vegetação dos estados Piauí, Bahia, Alagoas, Sergipe e sul do Ceará) 
Mas, no ano de 2015, não houve uma melhora significativa para a região, pois passaram por mais um ano de estiagem que vem deixando a população em estado crítico: consegue sobreviver com a água de carros-pipa que o governo oferece para ajudar a amenizar a falta de água.
Em 2016, a chuva voltou para a região animando agricultores e moradores que viram lagos e represas que antes estavam muito abaixo da capacidade voltar a encher, podendo melhorar a situação de todos na região.
Moradores acreditam que esse período de chuva veio para ficar, pois as chuvas frequentemente vêm nos meses de fevereiro e maio.




                                     Empresas Amigas
De uns anos pra cá, empresas vêm fazendo sua parte para ajudar o meio ambiente: desde materiais com menos impacto ambiental até cursos para funcionários aprenderem praticas sustentáveis.
Muitas empresas estão aderindo essas práticas tanto para melhorar sua imagem diante dos seus consumidores como para a própria empresa que se beneficia de atitudes corretas.
Entre elas estão:

ITAÚ: Introduziu a prática de preservação no cotidiano dos funcionários, promovendo cursos que estimulam um pensamento mais ecológico. O banco premia funcionários que apresentarem ideias que possam ajudar.
O banco também tem um programa de coleta interna de lixo eletrônico, que já recolheu 116 toneladas.

NATURA: Promove uma reeducação de seus fornecedores de matéria-prima. Com esse projeto mais de três mil palmeiras foram preservadas, evitando queimadas que prejudicavam muito a flora da região.

UNILEVER: Alterou a composição da formula do produto OMO, que reduziu em 35% na emissão de gases poluentes.

Também lançando uma versão líquida do OMO (que é mais concentrada), conseguiu reduzir os números de embalagens e o número de transporte para a distribuição do mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial

Previsão do Tempo

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar

Seguidores

Parcerias

Gerenciando Blog - Dicas para blogs As Palavras & Eu