"A Natureza nos fala, é preciso saber ouvir: conscientize-se!"

Biologia

POLUIÇÃO   DO   SOLO





   Causas e consequências:          
  •        Lixo, esgoto, agrotóxico e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente.
  •  Poluentes depositados no solo sem nenhum tipo de controle causam a poluição das águas, produzem gases tóxicos, além de provocar sérias alterações ambientais como, por exemplo, a chuva ácida.
  •  O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação de uma substância poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos “preparados” pra este fim, vaza promovendo a contaminação do solo.



   Principais fontes poluidoras do solo:
·      
   ·         Solventes;
   ·         Remédios e outros produtos farmacêuticos;
   ·         Lâmpadas fluorescentes;
   ·         Componentes eletrônicos;
   ·         Tintas;
   ·         Gasolina, diesel e óleos automotivos;
   ·         Fertilizantes;
   ·         Produtos químicos de pilhas e baterias.






                                       


AQUECIMENTO GLOBAL
Causas do aquecimento global:
·         O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa;
·         O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera.

Consequências:

·         Aumento do nível dos oceanos: derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, pode ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
·         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais, a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
·         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
·         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 



        






Relatório sobre o filme "Wall-e"


                     O filme se incia no ano de 2700, tendo como cenário principal o planeta terra, e é apresentado como um grande depósito de lixo, poluído com gases tóxicos que foram acumulados pela própria humanidade. Com isso as pessoas que viviam na terra decidem ir morar no espaço, tendo em mente que após cinco anos voltariam para o lugar de onde vieram, ao mesmo tempo também decidem deixar vários robôs para tirar todo o lixo acumulado no planeta terra.
                       Passado 700 anos depois do fato acontecido, Wall-e é o único robô que sobrevive por todo esse tempo na terra junto com sua amiga barata que sempre está a sua volta, sempre o acompanhando enquanto ele passa todos os dias limpando e recolhendo o lixo acumulado na terra, Wall-e teve como benefício de sobrevivência seu próprio corpo de lata que o ajudava todos os dias, e como vantagem ele recolhia objetos que achava no meio dos detritos poluentes e levava para sua casa.  
                    Até que chega um dia em que uma nave o surpreende deixando-o assustado, de dentro da nave sai uma robô moderna e atualizada, ela é representada como uma nova robô que veio do espaço mandado pelos humanos que na terra viviam para procurar algum exemplar de vida, ou qualquer sinal de que os humanos poderiam voltar para terra. juntos Wall-e e Eva começam a se conhecer e se aproximarem, até que Wall-e resolve mostrar sua moradia para Eva, e lhe mostra uma plantinha, Eva leva para o espaço e Wall-e vai junto.
                   Lá eles vivem uma luta, pois os robôs que lá vivem não querem voltar para terra, mas por fim, os  dois juntos conseguem vencer e fazer com que todos os humanos possam voltar para o Planeta Terra.





RECICLAGEM DO LIXO

Importância da reciclagem do lixo:
·         No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos;
·         Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil;
·         A reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante é que já é muito comum nos grandes condomínios residenciais a reciclagem do lixo.



0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial

Previsão do Tempo

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar

Seguidores

Parcerias

Gerenciando Blog - Dicas para blogs As Palavras & Eu